Doramas Entretenimento K-Drama
/

My ID is Gangnam Beauty – K-Drama

Olá dorameiros, muitos de vocês já viram esse drama que eu sei. Foi um dos surtos dos últimos dramas lançados. Mas me conta, quem aí estava com saudades de um draminha universitário, hein?! Desde Cheese In The Trap venho desejando algo do mesmo estilo, que aborde problemas que jovens passam nessa época da vida e com uma pegada cômica, leve e gostosinha.

My ID Gangnam Beauty tem tudo isso, mas com uma temática principal bem diferente de todos os dramas que vi. Tratando sobre padrões de beleza e cirurgia plástica o drama me conquistou com seu roteiro leve e personagens excelentes, principalmente as personagens femininas.

My ID is Gangnam Beauty
내 아이디는 강남미인
Episódios: 16
Emissora: JTBC
Ano: 2018

Sinopse: Kang Mi Rae tem uma personalidade tímida devido à sua aparência feia. Ela sofreu bullying na época da escola. Agora, Kang Mi Rae ficou bonita depois de fazer cirurgia plástica. Ela começa seu primeiro ano na universidade mas as pessoas ainda a tratam mal e a chamam de ”Gangnam Beauty” de forma depreciativa.
Enquanto isso, Do Kyung Seok frequenta a mesma universidade. Ele não julga as pessoas pela aparência e se importa Emais com o que está por dentro do que por fora. Do Kyung Seok começa a gostar de Kang Mi Rae.

My ID is Gangnam Beauty é um drama baseado no webtoon de Gi Maeng Gi, publicado de 2016 a 2017 pela Naver. E antes de começar a resenha de fato, vamos para mais uma informação importante.

 

O que é “Gangnam Beauty”?

Gangnam Beauty é um termo coreano pejorativo que se refere a pessoas que ficaram bonitas através de cirurgias plásticas. Gangnam é um bairro de Seul, famoso por ser muito luxuoso e onde estão localizadas a maioria das clínicas de cirurgia plástica.

O termo é muito comum principalmente entre os jovens, mas eu, assim como certos personagens do drama, não fazia ideia do que isso significava até pesquisar sobre o assunto. E confesso que fiquei bem triste 💔, afinal, a Coreia é um país que preza por muito pela beleza física e quando uma pessoa toma atitudes para entrar nesse padrão de beleza ainda é criticada por tais atos. Triste realidade.

E bom, é isso mesmo que o drama aborda. O sofrimento de uma pessoa considerada feia e até onde a sociedade cheia de preconceitos pode chegar mesmo após ela tomando atitudes para mudar sua vida.

 

Voltemos a resenha…

 

My ID is Gangnam Beauty trata o assunto de uma maneira ampla, abordando também outras questões relacionadas a padrões de beleza impostos pela sociedade, principalmente no meio dos jovens. O ambiente é uma universidade, onde há pessoas de todo o tipo mas que de alguma forma estão insatisfeitos com sua aparência. Fazia tempo que eu não assistia dramas que se passem em universidades. Gosto demais desse ambiente, e acredito que são inúmeros os temas que podem ser dissertados.

O drama tem um roteiro bem lento. E enquanto isso pode ser um ponto negativo para alguns, ainda assim vale a pena ser visto, na minha opinião, já que é uma importante crítica à sociedade. E em nenhum momento fica monótono, já que nos vemos cativados pelas histórias dos estudantes e suas perspectivas sobre a verdadeira beleza. A história é leve, apesar do assunto, e há uma ótima mistura de romance inocente, cenas divertidas, outras um tanto tristes e outras para morrer de raiva.

Bullying, assédio sexual, rivalidade e claro, padrões de beleza, são alguns dos temas discutidos durante a trama. E que pessoa nunca passou por nenhuma dessas situações? Ao mesmo tempo que dá muito raiva ver personagens bons passando por situações assim, também lembramos que esse é o mundo real e que esse tipo de assunto precisa ser mostrado e precisa de um CHEGA. Adorei o posicionamento de todos os personagens “do bem” desse drama.

 

Kang Mi Rae (Lim Soo Hyang) é uma jovem que acabou de sair do ensino médio e está indo para a faculdade. Mi Rae foi considerada feia sua vida toda, sendo xingada, ignorada e sofrendo todo tipo de maldade. Ela sempre foi introvertida e se afastava das pessoas por medo do que elas poderiam dizer para ferir seus sentimentos. Com o desejo de ter uma vida normal, Mi Rae resolveu fazer cirurgia plástica para ser uma nova pessoa. Mas infelizmente, as pessoas nunca estão satisfeitas e agora, após ser uma nova pessoa, Kang Mi Rae ainda é julgada. Ela só queria ser aceita como pessoa, como uma pessoa normal. E não como uma “ogra”. Eu fico sentimental só de lembrar de algumas cenas de partir o coração. Agora, na universidade e com uma nova aparência, ela ainda enfrenta muitos problemas, principalmente por ser considerada a “gangnam beauty”, termo que expliquei no começo do post.

Mi Rae é tão talentosa, desde dançar a criar fragrâncias. É inteligente e muito amorosa com as pessoas, mesmo que demore um pouco para fazer amizade, já que sempre esteve escondida. É uma personagem bem complexa, mas ao mesmo tempo equilibrada e com atitudes que eu admirava demais. Não sei se na posição em que ela se encontrava teria a mesma firmeza que ela. Adorava tudo nela, incusive suas roupas lindas e camisetas com frases que eram verdades e um tapa na cara da sociedade.

Do Kyung Seok (Cha Eun Woo) é o contrário da Mi Rae, ele sempre foi considerado o garoto mais bonito da escola, o mais inteligente, forte… o verdadeiro significado de “perfeição”. Por ser esse garoto idolatrado por todos, ele sempre preferiu viver no isolamento. Ele prefere falar as verdades na cara, doa a quem doer. No começo do drama, o personagem parece esnobe por ser tudo que todos queriam ser, mas ao longo da trama podemos acompanhar também as dificuldades que o envolvem e os sentimentos complexos de uma pessoa que não é nada feliz.

Do Kyung Seok conhece a MiRae há um bom tempo, e mesmo depois da cirugia plástica que a fez mudar totalmente de aparência ele ainda a reconhece por traços únicos que só ele conseguia identificar. E é aí que toda a história desses dois vai começar. 💛

São esses dois os personagens que mais evoluem no drama. Os que mais me deram orgulho pelas pessoas maravilhosas que são. Lim Soo Hyang é ótima na atuação, já tinha visto pequenas participações dela em outros dramas, mas nesse ela está completamente diferente. Confesso que Cha Eun Woo me deixou um pouco frustrada em questão de atuação, já que ficava incomodada demais com seu jeito “durão”, parece que ele não tinha expressão, mas depois fui percebendo uma ótima evolução, e vi que esse jeito era do personagem e não do ator.

Hyun Soo Ah (Jo Woo Ri) é aquela típica menininha boa, que se finge de amiga mas por trás é uma cobra. E isso, com TODOS os personagens. Não se salvou um, que ela considerasse realmente seu amigo. Óbvio que esse tipo de pessoa existe na vida real, principalmente na escola/faculdade, mas óbvio que a gente fica com raiva mesmo assim, de novo e de novo. Ela é considerada a “beleza natural”, aquela menina que todos os homens são apaixonados e todas as meninas queriam ser igual. Ela sabe o quanto é linda, e mesmo assim suas atitudes são todas baseadas naquilo que as pessoas esperam que ela seja e não no que realmente é. Por isso vive uma vida falsa, cheia de futilidades. É um nojinho de menina, infelizmente. Eu queria que ela tivesse uma evolução gradual ao longo dos episódios, mas é uma pena que só fica interessante mesmo no desfecho. Lembrou até a “vilãzinha” de Cheer Up.

Yeon Woo Young (Kwank Dong Yeon) é de longe um dos personagens mais bonzinhos do drama. Ele é maduro e honesto, é humilde e gosta de ajudar as pessoas. Woo Yoong é aquele secundário que se a mocinha não quer, pode mandar pra cá! (mas ele já tem outra dona no drama mesmo haha). Não tenho muito pra falar dele além de que ele é adorável demais.

Há muitos personagens que são ótimos e tem charme especial na históira. Oh Hyun Jung (Min Do Hee) é melhor amiga da Mi Rae, fiel e companheira, faz psicologia e queria ser rapper, tem melhor pessoa que essa?! haha Na Hye Sung (Park Joo Mi) é uma personagem que também é daquelas pra se guardar num potinho de tão amorzinho que é. Não vou falar a quem ela está relacionada na história, nem como pra não estragar algumas cenas lindíssimas, mas que é muito especial é sim.

As colegas de curso, com destaque para Yoo Eun (Park Yoo Na), Choi Jung Boon (Jung Seung Hye) e Tae Hee (Lee Ye Rim) com seus discursos e sua luta para ter igualdade na universidade, sem serem julgadas, criticadas ou adoradas pela aparência ou por serem mulheres.

O drama tem um romance bem inocente e natural, já que ambos os protagonistas estão experimentando esse tipo de sentimento pela primeira vez. E também não sabem como se comunicar e expressar tudo isso, por medos e incertezas. Então eles aprendem um com o outro e assim vão crescendo juntos. Do Kyung So nunca foi idiota com ela, pelo contrário, sempre esteve se preocupando com ela e a tratando com o maior respeito possível.

Eram bonitinhos demais, mas para mim não foi o ponto alto e não é por romance que recomendo o drama. Mas sim pela interessante história de personagens jovens tentando encontrar seu lugar num mundo onde todos são julgados pela aparência. Jovens tentando construir seu caminho, viver por si mesmos apesar de toda crítica da sociedade. Gagnam Beauty é um drama que nos faz refletir, nos deixa com o coração feliz, nos faz acreditar que ainda há muita gente boa no mundo e que podemos achar sim amigos e parceiros que estão ali por nós. 💖

A OST do drama é muito gostosinha e animada, tem playlist completa no Spotify. Mas vou deixar aqui o MV de uma das minhas músicas favoritas da OST.


E eu termino o post com um discurso icônico da maravilhosa Tae Hee.

“Eu ficaria bonita perdendo peso? Você está dizendo que eu sou feia desse jeito?
Vocês nos dizem para fazer plásticas, deixar o cabelo crescer, mudar nosso estilo e emagrecer.
Eu não perguntei pra você se eu sou bonita.
Vocês pensam que nós somos produtos numa vitrine.
Vocês nos julgam por nossa aparência.
Mantenha esses pensamentos pra você. Como você se atreve a dizer essas coisas para nós?!”

 

Onde assistir?

Tem My ID Is Gangnam Beauty legendado no Dramafever e Kingdom Fansub e Fighting Fansub.

 

 

E vocês, o que acharam do drama?!

Beijos, Mari. 💕

Compartilhe ♥

3 comentários em “My ID is Gangnam Beauty – K-Drama

  1. Ah amei esse drama… mas achei que o fechamento foi corrido e não deu tempo de evoluir os personagens secundários que são maravilhosos. Quero uma secunda temporada desenvolvendo a vilã e os outros casais que não formaram como o monitor bonzinho com a amiga da Mi Rae.
    A família da Mi Rae é ótima, queria assistir os pais dela conhecendo o namorado… hahaha
    E o final da Tae Hee foi o melhor… já estava me preparando pra ela aceitar o boy de volta. Mas ela continuou plena!♥

  2. Sabe, eu ainda estou assistindo mas posso dizer que ele é muito bom e me fez vê muito coisa. É correto afirmar que tanto as pessoas asiáticas quanto americanas, por mais que tenham culturas diferentes, ainda tem os mesmos problemas sociais que afetam negativamente todos os indivíduos, sem falar que todos tem as mesmas preocupações de aparência e de não serem aceitos pela sociedade por causa de serem diferentes e o pior é que todo munto contribuem pra tornarem isso ainda mais forte. Particularmente fando, estou doida para saber do final do dorama e o principal ficou um gato na foto de sima sorrindo, que pena que ele não está assim no dorama, seja como for obrigada por ter postado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *