Como já faz um tempinho que não venho falar de variety show, resolvi trazer hoje mais um post daqueles que estou devendo há alguns meses.

Talvez você tenha me visto comentar sobre esse variety em alguma das minhas redes sociais, porque fiquei tão viciada que dei até uma de barista e chef copiando as receitas de algumas coisas que eles vendiam nesse café. Pois bem, a amante de cafés aqui chegou para fazer um post todinho elogiando Coffee Friends por todas suas cenas apetitosas e também pela boa causa que é o objetivo do programa.

Coffee Friends ( 커피 프렌즈) é um programa que foi exibido pela tvN em janeiro deste ano. Com apenas 10 episódios, o objetivo era juntar alguns atores para abrir e gerenciar um café na Ilha Jeju, onde todo dinheiro arrecadado seria para doações à instituições beneficentes. Mas essa ideia na verdade não foi exclusividade da emissora, pois tudo começou com os dois amigos Yoo Yeon Seok e Son Ho Jun que já gerenciavam um coffee truck em Seul com o mesmo objetivo, desde o ano passado.

Sempre que vou falar desse programa para alguém, já aviso: não espere que seja um programa para rir demais, como a maioria dos varietys que a gente gosta. Apesar de ter momentos cômicos sim, afinal, alguns convidados não levam jeito nenhum para as atividades de um café, este não é o foco.

Acredito que o melhor de Coffee Friends, é acompanhar os membros e os convidados botando a mão na massa mesmo, e trabalhando incansavelmente para uma boa causa. Acompanhar conversas, companheirismo e claro, as belas cenas da Ilha Jeju. O sentimento que esse programa me trouxe é muito parecido com Hyori’s Bed And Breakfast. E um plus é que os amantes de café podem se deliciar,– ou morrer de vontade, como no meu caso – pois o que mais tem é cenas de cafés de todas as formas possíveis!

O programa inicia com a montagem do café na Iha Jeju, e acompanhar esse processo é bem interessante, eles pensam nos detalhes para atrair clientes e deixá-los confortáveis aproveitando a vista do local, que é praticamente no meio de uma plantação de tangerinas. A época é o início do inverno na Coreia, época das tangerinas por toda parte. Por isso, eles adoram fazer várias receitas com a fruta, que torna-se o tema e a sensação desse café.

Além do Yoo Yeon Seok e Son Ho Jun, temos também Choi Ji Woo e Yang Se Jong como membros regulares. E todo episódio algum convidado especial aparece para ajudar no café.

Convidados como Jo Jae Yun (este que era praticamente um membro regular, fazia falta demais quando tinha que sair ♥), Nam Joo Hyuk, Baro, Se Hun (EXO), Yun Ho (TVXQ), Daniel Kang (Wanna One) e Baek Jong Won também aparecem para dar uma forcinha no café.

“Você não está chorando, está?”

Momentos especiais

Son Ho Jun até tirou uma licença de barista para servir bem seus clientes. Yoo Yeon Seok se torna um chef determinado preparando com carinho os prato servidos. Yang Se Jong cuida da limpeza, mas faz de tudo, e vai aprendendo aqui e ali. A Choi Ji Woo é quem atende os clientes com todo seu carisma e simpatia.

Eu sempre gostei de ver programas de variedades com meus atores favoritos justamente para vê-los como pessoas. Saber sua personalidade, seus gostos, seus objetivos e como são além de seus personagens. E em Coffee Friends, podemos ver de pertinho como eles se comportam em situações de correria e de estresse. Pra mim, os dois maiores destaques são sem dúvidas, o Yeon Seok e o Son Ho Jun. Eles como “chefes” do café, tem uma responsabilidade ainda maior, mas estavam sempre dispostos a ajudar, acordar e chegar mais cedo, ficar até mais tarde testando novos pratos, novos cafés. Eles cuidavam bem dos convidados, dos funcionários e principalmente dos clientes. Não tinham muito tempo para conversar com os clientes, mas sempre que podiam iam lá conferir se estava tudo certo e saber se estavam felizes com o resultado. Era muito comprometimento mesmo se tratando de coisas que eles não eram especialistas.

Além de poder acompanhar os atores cada dia mais próximos, criando um relacionamento de parceria e ajuda, também senti novamente a semelhança com Hyori, já que em Coffee Friends, podemos saber um pouquinho também da vida dos clientes. Passaram diversos tipos de pessoas por lá, alguns com destaque em suas histórias, outros marcaram apenas por simpatia e sorriso mesmo.

“Eu vou ajudar você o máximo que eu puder”

Hora de somar as doações

Algo bem legal é que no cardápio do local não havia preço. E uma caixinha de doação ficava em cada mesa, por isso os clientes poderiam avaliar quanto aquilo que comeram os agradou e poderiam doar o quanto queriam e podiam.

Foi legal ver como o café foi criando fama a cada dia, e mais e mais clientes faziam fila para para saborear as receitas preparadas pelos atores. Quando chegava no fim do dia e eles iam contar o dinheiro das doações, a surpresa era maior a cada dia. Os rostinhos felizes deles também era gratificante.

Os cafés e receitas

Assim como o ambiente do café foi sendo adaptado, o atendimento e os pratos também foram ganhando um upgrade. Quanto mais trabalhavam, mais testavam nos pratos e sabores e com isso, mais receitas apetitosas foram acrescentadas ao cardápio. Se prestar atenção direitinho, dá pra pegar a receita de algumas coisas, fácil.

O que mais me chamou atenção foi a tal da Kaya Jam de Tangerina, a maior sensação desse programa, que acompanhava o prato de French Toast. Por isso, comprei tangerinas numa época que quase não tinha aqui (pelo menos aqui em SP não) e passei quase 1 hora mexendo a bendita geleia na panela até pegar o ponto. O resultado foi um sabor incrível que eu nunca tinha experimentado algo parecido.

Segue a receita para quem quer tentar:

Kaya Jam de Tangerina:
3 ovos
100g de açúcar
300 ml de leite de coco
200 ml de suco de laranja (mais ou menos três tangerinas)

French Toast:
2 ovos
1 colher de açúcar
Uma pitada de sal
50 ml de leite
30g de manteiga

Modo de preparo da Kaya Jam: misture num recipiente todos os ingredientes exceto o suco de tangerina. Leve ao fogo em banho maria e continue mexendo sem parar por aproximadamente 20min. Acrescente o suco de tangerina e continue mexendo por mais 30 minutos, ou até conseguir o ponto de geleia mole. Retire do fogo, espere esfriar e ela chegará na consistência de uma geleia mais firme.

Modo de preparo da French Toast: misture todos os ingredientes. Mergulhe fatias de pão de forma na mistura e leve a uma panela pré aquecida com manteiga para dourar. Vire o pão até que esteja bem tostadinho.

Sirva a french toast com kaya jam por cima. Fica uma delícia, sinceramente! Na foto abaixo, a da direita é a minha própria french toast com kaya jam. Bonita?

Por fim, Coffee Friends é uma tortura para quem gosta de café e de comer. Mas valeu tanto acompanhar o programa. Passa voando já que são poucos episódios. É mais um programa na Ilha Jeju que vou guardar com carinho no coração. ♥

Ei, tvN já pode preparar segunda temporada, tá bom?

Onde Assistir?

Tem Coffee Friends legendado no Subarahiis Fansub.

Designer e publicitária viciada em café e gatinhos que um dia se apaixonou por cultura coreana e virou dorameira, louca dos sageuks e fã de k-bands. Criei o LoveCode, onde escrevo sobre cultura pop asiática há mais de oito anos.

Write A Comment